1. Gestão de RH
Gestão de RH significa Gestão de Recursos Humanos. Este setor da empresa é responsável por gerenciar e administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem a função de selecionar os colaboradores – funcionários de uma empresa. Lida também com relações sindicais, seleção, treinamentos, plano de cargos e salários, avaliação de desempenho, entre outras funções.
2. Marketing Esportivo
O marketing esportivo é uma ferramenta que se utiliza da comunicação para promover uma empresa ou um negócio. O marketing esportivo agrega força à marca por meio de um simbolismo com os valores do esporte, tendo como objetivo impactar o cliente, a fim de desenvolver nele a vontade de consumir a marca.
3. Ética na relação de trabalho
A ética é a relação que o ser humano estabelece para si e para o outro que está ao seu redor, a fim de garantir uma boa relação com a humanidade. Define quem nós somos e nossos princípios. Desde o começo da sociedade houve-se falar em ética e as conseqüências para aqueles que faltam com a. Mais especificadamente no trabalho a ética define que tipo de organização é aquela empresa. A ética empresarial anda junta com o próprio indivíduo: saber ouvir e trabalhar em grupo são algumas características que todo ser humano precisa ter.
4. Comércio exterior
São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. O profissional dessa área analisa as tendências do mercado, identifica as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação.
5. Relações internacionais
Já nas relações internacionais, o profissional conduz a relação entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, comercial e do Direito. Esse profissional analisa o cenário mundial, investiga mercados, e aconselha investimentos no exterior. Promove a relação entre empresas e governos diferentes, abrindo caminho para as exportações.
6. Comunicação X Informação
A informação é o ato de transmitir um conhecimento, já a comunicação é a técnica utilizada para transmitir essa informação. A comunicação é o processo pelo qual idéias são transmitidas entre pessoas, tornando possível a interação social. O desafio hoje em dia entre essas duas vertentes são as possíveis falhas que podem ocorrer ao transmitir uma idéia falsa através de uma técnica ruim, pois hoje a informação corre muito rápida sem a profunda averiguação.
7. A importância da tecnologia de informação
Hoje em dia é essencial para uma empresa manter uma equipe focada em tecnologia de informação. Por causa das mudanças constantes de mercado, é de suma importância investir neste setor. Essa equipe ficaria responsável por ficar ligada nas mudanças, traçar estratégias de inovação a fim de garantir a sustentação da empresa neste mundo globalizado.
8. Gestão de projetos
É uma área da administração focada em desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de um projeto de forma eficaz e efetiva. Trata-se da competência estratégica das organizações, permitindo que as empresas unam os resultados do projeto com os objetivos do negócio, e assim ter um melhor resultado no mercado.
9. Endomarketing
Endomarketing é uma das novas áreas da administração que visa buscar e adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, só que para o uso no ambiente interno das corporações e não mais para fora dela. É uma área ligada à comunicação interna que trabalha em conjunto ao marketing e aos recursos humanos.
10. Desafios de uma gestão em empresa familiar.
É muito comum a abertura de uma pequena empresa iniciar-se de forma familiar. Só que o grande desafio de manter uma empresa com vínculo familiar é separar os assuntos pessoais dos profissionais e saber escolher os membros de acordo com a competência de cada um, para que não quebre lá na frente. A sustentação dessa formação deve trabalhar de forma organizada e com a separação da relação família-empresa.
11. Auditoria financeira
A auditoria é como se fosse uma palestra onde serão feitas revisões, demonstrações financeiras, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto. Geralmente são feitas por contadores, a fim de assegurar a segurança dos registros e do controle interno no sistema financeiro da empresa.
12. Planejamento estratégico
É um ramo da administração que visa pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. É uma área empresarial que facilita a gestão da empresa, definindo projetos e objetivos da mesma. O foco esta no aumento da produtividade de uma forma eficiente.
13. Marketing Invisível
O marketing invisível é aquele marketing discreto que é apresentado na TV durante um programa, ou em uma minissérie, a fim de promover uma marca ou um produto. São propagandas que não são escancaradas e por isso não nos incomodam tanto. Ex: Quando o personagem em alguma minissérie utiliza algum objeto, desodorante, xampu, sabonete e aparece a marca desses produtos. Isso é chamado de marketing invisível.
14. Método Kanban
Este método foi inventado no Japão em 1950 na fábrica da Toyota. Visa a organização na produção dos produtos e no controle do estoque. Por meio de cartões ou sinalizações coloridas, a fábrica é capaz de identificar, sem utilizar softwares, que algo está faltando. Os trabalhadores por meio de um quadro eles vão colando adesivos com as cores correspondentes da produção, assim deixando todos a par do que está acontecendo na linha.
15. Análise de desempenho
A análise de desempenho é um método que vida analisar o desenvolvimento e o comportamento de uma pessoa na empresa. É uma análise que vai classificar o comportamento do indivíduo junto do objetivo da empresa e se o desenvolvimento do próprio está de acordo com a organização. Visando desenvolver no profissional capacidade de crescimento e soluções para possíveis problemas.
16. Empowerment
É um conceito de administração que visa a descentralização de poderes – diminuição dos padrões hierárquicos e burocráticos -, ou seja, sugere uma maior participação dos profissionais nas atividades da empresa, a fim de dar a eles uma maior autonomia de decisão e responsabilidade. O objetivo é fazer com que os trabalhadores trabalhem mais motivados e envolvidos com a empresa.
17. Nicho de mercado
O nicho de mercado tem um foco um tanto diferente quanto as maiores organizações. O nicho foca em necessidades particulares que são pouco exploradas ou inexistentes. As pequenas e médias empresas que visam atender um nicho de mercado, geralmente mantêm uma posição saudável no mercado, pois entende e se dedica ao seu consumidor.
18. Modelos organizacionais
Corresponde a uma determinada estrutura organizacional já consolidada. Esse modelo detém de tarefas que são distribuídas, agrupadas e coordenadas. Cada empresa adota um modelo para sua organização, segundo suas estratégicas e visões. A estrutura da organização atua e influencia diretamente no desempenho da empresa. O modelo deve ser escolhido para a melhor eficiência da organização.
19. Qualidade de vida X qualidade no trabalho
A qualidade de vida de uma pessoa está ligada ao nível que ela tem ao administrar as diversas diferentes áreas da vida. Uma pessoa organizada e focada conseguirá ter uma melhor qualidade de vida e qualidade no trabalho, Hoje em dia, é normal uma pessoa ter a vida agitada, trabalhar e estudar ao mesmo tempo. O estresse é grande, mas a pessoa tem que procurar fazer coisas agradáveis para minimizar esse estresse da correria do dia a dia.
20. Gestão Ambiental
Esse profissional utiliza técnicas e conhecimentos para garantir o bom uso dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. Ele planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Trabalha no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais
21. Empreendedorismo
É o termo usado para identificar um indivíduo que dá início a uma nova organização ou projeto. Para exemplificar como empreendedores estão Bill Gates e Mark Zuckerberg, que criaram organizações inovadoras. Mas empreendedorismo não é só aquela organização de sucesso, que inova, e sim também negócios tradicionais como supermercados, bancos, entre outras.
22. Gestão por competência
É um sistema de gestão que foi desenvolvido no sentido de identificar perfis profissionais que proporcionam um maior desenvolvimento e retorno à empresa, apontando pontos de excelência e oportunidades de melhorias. Propõe-se a orientar esforços, para desenvolver diferentes níveis de eficácia necessária (individual, grupal e organizacional) a fim de alcançar objetivos.
23. Gestão hoteleira
Um profissional com gestão em hotelaria participa da administração e na elaboração de propostas para definir a estratégia geral do estabelecimento hoteleiro. Elabora orçamentos anuais, defini com os responsáveis do departamento os objetivos específicos e as regras de funcionamento da rede. Cuida de toda parte de definição: política, marketing, recursos humanos, manutenção e etc.
24. E-learning
Corresponde a um sistema de aprendizado não presencial através da tecnologia. Este modelo de ensino e aprendizado se concretiza no ambiente online, aproveitando as capacidades da internet para comunicação e distribuição de conteúdos. É um processo pelo qual o aluno aprende através da tela, em uma conversação com o professor.
25. E-commerce
Se o conceito de e-learning é o aprendizado por meio da internet. O e-commerce é a compra via essa plataforma. Entende-se por e-commerce desde vendas por telefone até vendas pela internet. É um model que só cresce, tendo em vista que hoje as relações são mais virtuais do que presenciais. Hoje, uma marca que não vende através desta plataforma está perdendo clientes.
26. Mercado financeiro
É um mecanismo que permite a compra e venda, entre pessoas ou empresas que têm dinheiro e as pessoas ou empresas que precisam de dinheiro. Para que isso ocorra é preciso de um intermediário – o banco. O mercado financeiro leva o dinheiro de quem tem para quem não tem, cobrando uma taxa que chamamos de juros.
27. Marketing de varejo
O marketing de varejo é diferente do marketing tradicional. O marketing de varejo tem como seu principal diferencial a maneira como se comunica com o consumidor, focando principalmente em uma oferta ou preço promocional, descrevendo pouco sobre o produto em si. Neste marketing o relacionamento é a arte de fidelizar o cliente.
28. Estratégias de lançamento de um produto
O sucesso de um lançamento de um produto requer muito planejamento, pesquisa de público alvo e estratégias para se firmar no mercado. O produto deve atender as necessidades dos consumidores e proporcionar uma conexão emocional com sua promessa e marca. O lançamento tem que ser diferente e interessante.
29. Responsabilidade social
A responsabilidade social é quando as empresas optam, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. A responsabilidade social implica a noção de que uma empresa não tem apenas objetivo de lucro e benefício financeiro, mas também contribui socialmente para um meio mais sustentável.
30. Integração empresa e sociedade
Hoje um dos assuntos mais comentados é sobre a responsabilidade social que uma empresa precisa ter com seu consumidor e com a sociedade em si. Preocupação com o meio social que uma empresa tem, já é uma iniciativa importante para conquistar um cliente. A empresa tem que passar ao seu consumidor competência e preocupação com o mesmo.
31. Logística inversa
É a área da logística que trata do fluxo físico de produtos; embalagens ou outros materiais, desde o conto de consumo até o local de origem. Na logística tradicional, o estudo se dá através do ponto de partida de um produto até a chegada ao consumidor final. Na logística inversa, o próprio nome já diz, é ao contrário.
32. Treinamento profissional: ferramenta empresarial
O treinamento profissional é muito importante para a eficácia da empresa, é uma ferramenta empresarial necessária. Esse processo ganhou ainda mais força e se tornou essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado e que apostam em profissionais de qualidade para oferecer serviços de qualidade.
33. Contabilidade como instrumento de gestão.
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. A contabilidade tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômicos e financeiros de uma empresa. É uma ciência social que estuda as variações qualitativas e quantitativas, ocorridas no interior de uma empresa.
5 respostas
preciso de ajuda, meu tema e treinamento e desenvolvimento e marketing interno
.*E muito rico este bloco gostei.
Conteúdo muito interessante, os temas são práticos e objetivos !
Muito bom…
Artigo muito útil, obrigado!