Os tipos de Pós graduação
O diploma da graduação em destaque pendurado na parede, há muito tempo não é mais garantia de empregabilidade. Investir no aperfeiçoamento acadêmico é a opção que muitos profissionais tem escolhido para alavancar melhores posições no mercado de trabalho. A realização de uma pós-graduação têm se tornado uma exigência básica em todas as áreas produtivas. Mas calma! Antes de tomar qualquer decisão, cabe aqui definirmos as categorias de pós graduação que existem e quais atendem melhor às suas expectativas:
Lato sensu
A pós-graduação lato sensu é mais voltada para o mundo dos negócios ou para quem quer atualizar seus conhecimentos no sua área de atuação. Nesta categoria, incluem-se a especialização e o MBA (do inglês Master Bussiness Administration).
Stricto sensu
Na pós-graduação stricto sensu, o pós-graduando tem um enfoque na carreira acadêmica, visando posições em universidades e/ou centros de pesquisa públicos e privados.. Nesta categoria temos o mestrado (MA) e o doutorado acadêmicos (DA). Existe ainda, o mestrado profissional (MP) que também se enquadra na categoria de pós-graduação stricto sensu.
Cabe aqui, recorrer à Capes ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ), órgão ligado ao Ministério da Educação, para deixarmos claro ao leitor as diferenças entre o mestrado acadêmico e o profissional. Segundo relatório da Capes: “Antes de mais nada, o mestrado profissional (MP) é um título terminal, que se distingue do acadêmico porque este último prepara um pesquisador, que deverá continuar sua carreira com o doutorado, enquanto no MP o que se pretende é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele depois continue a pesquisar. O que importa é que ele (1) conheça por experiência própria o que é pesquisar, (2) saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão, (3) aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional. Nada disso é trivial. O terceiro ponto é, por sinal, razoavelmente difícil.
Por isso, o MP não pode ser entendido como um mestrado facilitado.” ( artigo completo disponível em Artigo_Mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado ). Mais recentemente, surgiu uma nova categoria de pós-graduação stricto sensu chamada de doutorado acadêmico industrial (DAI), que tem como objetivo, amenizar as dificuldades de transferência do conhecimento que existem entre o ambiente acadêmico e o setor industrial. Esse tipo de pós-graduação prioriza a tecnologia e a inovação.
Qual o melhor momento para iniciar uma pós-graduação?
A pergunta não é simples de ser respondida. Conciliar trabalho e estudo demanda muita dedicação e planejamento. Mas vamos imaginar que você definiu os rumos que quer dar para sua carreira e escolheu a pós que melhor se adequa a seus objetivos. Se você deseja seguir a carreira acadêmica, o mais indicado é se planejar durante a graduação. O mestrado acadêmico geralmente é iniciado imediatamente após o término da graduação.
Recomenda-se fortemente a realização de uma boa iniciação científica, que muitas vezes pode até se tornar seu projeto de mestrado, encurtando o tempo necessário para defender sua dissertação e para receber o tão desejado título de mestre.
Depois do mestrado acadêmico…
O doutorado acadêmico surge como um caminho natural a ser seguido. Agora, se você já está inserido no mercado de trabalho e sua meta é alcançar maiores salários e posições de mais prestígio dentro da sua área de atuação, geralmente a primeira ideia que surge é a de fazer uma especialização ou um MBA.
Talvez isso te surpreenda, mas o MBA já não tem mais tanto peso no currículo como antigamente.
Consultorias de planejamento de carreiras mostram por pesquisas de mercado que, profissionais com mestrado ou doutorado recebem os maiores salários dentro do ambiente corporativo.
O mestrado profissional surgiu como uma nova alternativa ao MBA e à especialização.
A capacidade de aplicar o conhecimento acadêmico em processos industriais ou ao ambiente de empresas privadas gera maior competitividade e consequentemente os profissionais com essas habilidades são mais bem remunerados. Mas cabe uma ressalva, escolher instituições renomadas para realizar sua pós-graduação, seja lato sensu ou stricto sensu, é um ponto fundamental para atingir suas metas e objetivos profissionais.
Conclusões
O momento certo para iniciar uma pós graduação é uma decisão que envolve diversos fatores, e que deve ser tomada após um amplo planejamento, estabelecendo metas e objetivos claros e consistentes. A decisão é sempre de cunho pessoal, mas tentamos aqui oferecer algumas informações que possam ajudar positivamente na sua decisão.