Atendimento segunda a sexta das 09hs às 17:30hs

+20 anos de experiência

Normas ABNT

5/5 - (1 vote)
Normas ABNT

Conteúdo

O que são normas da ABNT

Antes de entender o que são normas da ABNT é importante saber que a ABNT trata-se da Associação Brasileira de Normas Técnicas, como o próprio nome revela é uma Instituição preocupada por manter, estabelecer, criar dentre outras atividade as normatizações para diversos produtos ou serviços.

As normatizações que apavoram os estudantes de graduação e pós graduações no Brasil estão ligadas diretamente as formatações dos trabalhos acadêmicos, bem como sua conduta na escrita, ou seja, como os estudantes devem escrever seus trabalhos, sejam os simples trabalhos de matérias ou créditos, até os trabalhos mais complexos como por exemplo: Monografia, TCC, Dissertação, Tese, Artigo Científico, Plano de Negócio dentre outros.

É comum que se pergunte: Para que servem as normas da ABNT?

O fato é que as normas da ABNT servem para que os trabalhos científicos sejam formatados de ordenados de maneira a produzir um contexto científicos satisfatório.

As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos foram e são espelhadas em critérios de formatações internacionais e método de pesquisa, por isso, quanto mais você entender das normas da ABNT ou procurar assessoria de quem entenda, maiores são as chances de você produzir material satisfatório e assim não passar pelos traumas que os trabalhos acadêmicos geram.

Tipos de Normas ABNT

normas da abntOs tipos de normas da ABNT podem variar de acordo com seu produto. Como já expliquei em outro artigo, é comum que os alunos de graduação e pós graduação sintam-se confusos ao descobrir que desde a porta de uma empresa até inspeções ambientais podem exigir normatizações de acordo com a ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Pois bem, são essas normas que também devem ser seguidas na maioria dos trabalhos acadêmicos.

O grande problema na utilização destas normas não está de fato em sua existência, que repito, ser fundamental para qualidade da produção científica, mas sim, no conhecimento de suas resoluções. Poucas pessoas sabem que no que tange as produções técnicas a ABNT já passou por várias resoluções, e, cada uma dessas resoluções possuem uma série de possibilidades, que apesar de não estarem erradas podem ser consideradas por alguns professores como tal, por isso é importante que você procure se sua Instituição segue algum manual específico.

É obrigatório seguir as normas ABNT

Temos recebidos muitos emails de graduandos e pós graduandos sobre as dúvidas da obrigatoriedade ou não da utilização das normas da ABNT, desta forma, vamos expor nossos conhecimentos procurando esclarecer e auxiliar outros acadêmicos que se perguntam a mesma coisa. As normas da ABNT servem apenas para auxiliar os acadêmicos a desenvolverem seus materiais acadêmicos de forma concisa e reconhecida como científica, porém, com o passar dos anos, e suas muitas resoluções as Instituições de ensino se viram com alguns problemas no entendimento destas, tanto por parte dos alunos como por parte dos professores.

Então, a maioria das instituições brasileiras criaram seus próprios Manuais de Instrução de Trabalhos Científicos ou Acadêmicos.

Esses manuais resumem de forma aceita pela Instituição as normas da ABNT, mas podem seguir uma resolução ou formatações específicas, como por exemplo: a forma de citação de autores, ou espaçamento entre parágrafos que podem não ser exatamente a resolução que você encontrará mais facilmente. Então, antes de se preocupar sobre a obrigatoriedade do uso das normas ABNT, preocupe-se com o fato de sua Instituição ter ou não um manual próprio, tire suas dúvidas com os professores e com seu orientador, e no caso da inexistência: Use as normas da ABNT.

Quais as normas da ABNT

As normas da ABNT podem variar de acordo com a resolução e possibilidades de formatação e ordenamento do texto. Ainda é importante mencionar que as normas da ABNT também podem variar de acordo com o tipo de trabalho, por exemplo: Monografia, Artigo Científico, TCC. projeto, enfim, cada um desses trabalhos possuem uma formatação e ordenamento de conduta de texto diferente. Muitos acreditam que as normas da ABNT são voltadas apenas a formatação gráfica do texto, porém, isso é um grande engano. As normas da ABNT vão lhe conduzir em toda a produção do material, abordando assuntos que vão desde a preocupação com a forma de citação de autores para que seu trabalho não seja considerado plágio, até o ordenamento que seu texto deve ter.

A formatação mais básica que você deve conhecer quanto ao texto é: Todo trabalho deve conter uma sequencia lógica de ordenamento: Introdução. Desenvolvimento e Conclusão; as pré e pós textuais também devem ser respeitadas, principalmente as partes das referencias usados no seu material.

Quanto a formatação gráfica, o que você não deve se esquecer é usar letra arial ou time new roman 12 no texto, papel A4 , margens do papel 3 e 2 e espaçamento entre linhas 1,5. Nota-se que esses são apenas alguns critérios básicos para todos os trabalhos, porém, podem ser periodicamente não usados dependendo do tipo do trabalho e da Instituição.

Normas ABNT espaçamento

Os espaçamentos das normas da ABNT estão diretamente ligados ao espaçamento entre linhas, ou seja, qual a distância que deve ter entre uma linha de texto e a outra para que o trabalho fique legível; o espaçamento entre um parágrafo e outro; o espaçamento que a primeira linha do parágrafo deve ter da margem; o espaçamento no caso de citação direta; e, o espaçamento que o texto deve estar na folha A4 quando impresso (suas margens). Todos esses espaçamentos são realizados através de funções do programa de texto que você está usando. A maioria das pessoas usam o programa Microsoft Word, nas versões de 2003 e 2010, esses espaçamentos vão ser encontrados nos botões:

Parágrafo e Layout de páginas. Você só precisa formatar uma vez e o texto todo vai se encaixando na formatação automaticamente.

Normas da ABNT para slides

A existência ou não da apresentação do trabalho acadêmico está diretamente ligada as exigências da Instituição. Há Instituição que exigem a apresentação, principalmente nos programas de pós graduação, enquanto outras, exigem apenas a entrega que pode ou não ser impressa. A grande maioria das Instituições que não exigem a apresentação não solicitam os slides em power point, embora eu já tenha visto Instituições que pedem só o material por cd incluso a apresentação de slides mesmo não havendo apresentação física. Pois bem, se sua Instituição vai solicitar a apresentação em slide, seja ou não para você apresentar para uma banca, é ideal você verificar junto à sua Instituição se foi fornecido algum modelo, se sim, esse deve ser seguido criteriosamente.

Já caso não tenha sido solicitado nenhum modelo da Instituição existem algumas dicas:

  • a) escolha sempre um fundo claro;
  • b) crie tópicos e não copie e cole texto de seu trabalho;
  • c) divida os slides pelo tempo de apresentação;
  • d) Siga uma sequencia clara: Introdução, contexto do tema, objetivos, justificativa, metodologia, resultados encontrados e conclusão,
  • e) por fim, não se esqueça das referencias principais.

Normas ABNT margem

As margens para trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, se referem as margens existentes entre o texto e o papel. Não devem ser demarcadas, mas uma “linha invisível” que vai determinar a visualização do texto no papel.

Geralmente os trabalhos acadêmicos são compostos por centros justificados, ou seja, o texto que começa e termina sempre na mesma proporção, hipoteticamente é como se você fosse orientado sempre a escrever a linha até chegar ao fim. As margens mais comum segundo as normas da ABNT são: superior e esquerda 3 mm, e; inferior e direita 2 mm. No Word você encontra esses mecanismos em: Layout da página e configurar página, clicando em cima deles é só clicar ok e todo documento já terá essa margem.

Vídeo Aula: O que é Normas da ABNT

Site da ABNT ( Associação Brasileira de normas técnicas )

5/5 - (1 vote)

2 respostas

  1. Bom dia,

    Gostaria de saber qual a determinação da ABNT sobre transliteração de idiomas cujos caracteres são diferentes do português, como o sânscrito. É obrigatória a transliteração ou os termos podem ser aportuguesados? Observo que livros publicados nem sempre vêm transliterados, mas em teses e dissertações é obrigatório?

    Agradeço imensamente a resposta.

  2. Preciso fazer meu tcc urgente e estou completamente perdida, espero que consiga iniciar com as dicas do seu site. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dissertação de Mestrado

Dissertação Mestrado Educação

Ao concluir o curso de mestrado, todo aluno possui uma responsabilidade inerente ao estudo acadêmico: a apresentação de uma dissertação como trabalho de conclusão. Trata-se