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O que reprova na monografia?

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monografia reprovada pela faculdade

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Alguns processos básicos são exigidos na elaboração da Monografia, porém, na busca de acelerar o processo muitos alunos tendem a querer “ burlar” alguns princípios básicos da monografia,  princípios que se burlados certamente levam a reprovação.

Dentre os principais aspectos que levam o discente a ser reprovado na monografia  existem 4 decorrentes nas Instituições Brasileiras.

– Plágio: Pode-se afirmar que o maior responsável por reprovação é o plágio. Com o advento da internet e facilidade de se encontrar informações muitos alunos tendem a copiar as ideias de um determinado autor, ou até mesmo buscar trabalhos prontos para serem apresentados como sendo seu. Além de ser motivo de reprovação acadêmica, o plágio fere as leis de direitos autorais e pode levar o aluno a responder civil e criminalmente.

– Falta de Normatização: Depois do plágio esse é um dos principais motivos de reprovação da monografia. É necessário que o aluno entenda que na elaboração da monografia existe um processo a ser seguido. Esse processo não é apenas textual, como por exemplo: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referencia. Mas também de formatação e normatização. É necessário  que sejam obedecidas regras como: tamanho da folha, da letra, do espaçamento entre linha, das margens. Esses aspectos são importantíssimos para o reconhecimento do trabalho científico, principalmente porque no Brasil eles tem que seguir as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

– Falta de Originalidade na Delimitação do Tema: Alguns alunos entusiastas decidem tratar de um tema que tem interesse em sua monografia, o problema é que o assunto de seu interesse não tem relevância acadêmica ou relevância para o curso. Por exemplo: Um aluno de Ciências Contábeis decide fazer uma monografia sobre Interpretação Teatral. É claro que o tema não terá relevância para o curso e por isso o aluno tende a ser reprovado em sua monografia.

– Falta de coerência na organização: Algumas monografias apresentam o tema interessante, porém, quando o professor vai analisa-la percebem que no decorrer do trabalho o aluno se perdeu, e não há coerência na organização dos assuntos. Geralmente isso ocorre quando o aluno pesquisa muito sobre o tema e as ideias acabam se misturando, ao passar para o papel o texto parece “ sem pé nem cabeça”.

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